MOBILIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DE RONDÔNIA NO DIA 31 DE JANEIRO DE 2019.

24/01/2019
Nós, mulheres da Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR), pedimos apoio financeiro à sociedade brasileira e à comunidade internacional para realizarmos uma grande mobilização indígena no dia 31 de janeiro de 2019 no estado de Rondônia (Brasil). Essa mobilização fará parte da campanha nacional "Sangue Indígena: nenhuma gota a mais" organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). A situação em nosso estado é grave e vem piorando a cada dia!
Nesse começo de ano, três terras indígenas foram invadidas por não-indígenas de modo violento (Uru-Eu-Wau-Wau, Guajará-Mirim e Karipuna). Outros territórios e áreas florestais estão sendo invadidos nesse momento. Os povos indígenas em situação de isolamento voluntário estão sendo também ameaçados por essas invasões. As mulheres, as crianças e as pessoas idosas estão especialmente vulneráveis. Nossas matas e florestas vêm sendo arrancadas com violência há tempos e Rondônia fica em uma das regiões amazônicas onde é mais intenso o desmatamento.
Precisamos fortalecer nossa luta e nossa organização, como mulheres guerreiras indígenas, juntas com nossos Povos e comunidades. Precisamos organizar essa grande mobilização para mostrar ao estado de Rondônia, ao Brasil e ao mundo que seguiremos firmes na luta pela nossa sobrevivência física e cultural, por nossos Povos, nossos territórios, nossos direitos, pelas florestas, rios, animais e todos que partilham conosco o meio-ambiente. Essa manifestação também será muito importante para mostrar que não estamos sozinhas, que temos apoiadores e apoiadoras no Brasil e no mundo, gente que está conosco em nossas lutas.
Por isso, fazemos o apelo para que, quem puder, faça uma doação para nos ajudar com a realização dessa grande mobilização. As doações podem ser feitas através de depósito em conta bancária:
Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR)
CNPJ: 24.643.901/0001-60
Banco Itaú
Agência 7945
Conta 11580-1
Para informações, dúvidas e outras formas de doações, entre em contato pelo e-mail: agir.guerreira@gmail.com
Após o dia 31 de janeiro, divulgaremos em nossa página do Facebook fotos e relatos dessa mobilização a fim de retornarmos para nossas apoiadoras e apoiadores o que conseguirmos construir através de suas doações. Gratas pelo apoio!
Sobre a AGIR (link do site: https://associacao-das-guerreiras-indigenas-de-rondonia.webnode.com):
A Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015 por mulheres indígenas do estado de Rondônia, região amazônica brasileira. Essa associação é administrada exclusivamente por e para mulheres indígenas. A AGIR tem como principais objetivos: garantir o reconhecimento dos direitos individuais e coletivos de mulheres indígenas; promover formação e empoderamento através de redes e articulações de mulheres indígenas da região; e fortalecer a autodeterminação dos povos indígenas no Brasil.
  • Sobre a APIB (link da instituição: https://apib.info/)
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora